O magnésio quelato é utilizado nas formulações gerais
-como relaxante;
-na prevenção e tratamento das doenças cardíacas;
-no combate à fadiga neuromuscular;
-no stress;
-no tratamento da síndrome pré-menstrual (associado à vitamina B6);
-combate a tensão nervosa e a depressão;
-ajuda a evitar a formação de pedras nos rins e na vesícula;
-alivia a digestão.
Combinado com o cálcio, o magnésio funciona como tranquilizante natural e atua na manutenção da saúde cardiovascular. Dentre os grupos vulneráveis à deficiência de magnésio estão: idosos, pessoas em dietas de baixas calorias, diabéticos, pessoas que fazem uso de digitálicos e diuréticos, consumidores de álcool, gestantes e pessoas que praticam exercícios regulares e pesados. A suplementação de magnésio parece desempenhar um papel na medicina preventiva.
Recomendação de uso
De 50 a 500 mg diários, na forma de Magnésio elementar. Melhor se administrado com uma suplementação bem balanceada de vitaminas e minerais. O magnésio é importante interagindo com o cálcio, fósforo, vitamina B6 e D.
Interações Medicamentosas
O magnésio interagindo com tetraciclina, ranitidina, cimetidina, dexametasona ou prednisona, diminui a absorção desses fármacos. Quando se fizer necessária a administração de qualquer um desses fármacos acima conjuntamente com o magnésio, recomenda-se administrar respeitando intervalo de 2 ou 3 horas entre um e outro.
Contra-Indicações
Hipersensibilidade ao produto. Não deve ser administrado em crianças menores de 6 anos, devido ao risco de hipermagnesemia.
