Duas vezes mais ativo do que a condroitina associada à glucosamina, o colágeno tipo II é a principal proteína estrutural na cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e fi rmeza. Derivado de cartilagem de frango, consiste em colágeno tipo II não desnaturado, que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis, promovendo sua mobilidade e fl exibilidade, e prevenindo e reduzindo casos de infl amações e lesões.
As articulações são as conexões existentes entre os ossos, que permitem a mobilidade e fl exibilidade dos movimentos, ou seja, quadril, joelho, ombro, cotovelo, tornozelo, dedos, punho, entre outras. Elas são compostas de cartilagem, ligamentos, tendões, bursas (sacos de líquido que ajudam a amortecer ossos e músculos) e também pela membrana sinovial (camada que secreta o líquido sinovial para lubrifi car a articulação).
Qualquer uma dessas estruturas pode fi car irritada ou infl amada, em resposta a uma variedade de doenças, distúrbios ou movimento muscular. E isso pode causar as dores articulares, defi nidas por sintomas como: sensação de desconforto, infl amação, rigidez ou incômodo, que dependendo da gravidade pode limitar as atividades do dia a dia. A dor pode ser súbita ou crônica. Esta última decorre de doenças como a osteoartrite (OA) caracterizada pela degeneração da articulação como um todo, com alterações na cartilagem, sinóvia, tendões, osso, além de atividade infl amatória aumentada.
À medida que envelhecemos, nosso organismo diminui a produção de colágeno. Estudos estimam que, a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma redução de 1% na produção anual dessa proteína. Para mulheres que passaram pela menopausa, essa taxa pode atingir valores de até 2%.
O colágeno tipo II é essencial no tratamento de doenças que atingem as articulações, e é de fundamental importância cuidar e fazer visitas periódicas a um profi ssional especializado e certifi cado. Um diagnóstico precoce pode ser fundamental no tratamento e prevenção de certas doenças.
Tão importante quanto adotar a suplementação de colágeno à dieta após uma certa idade, o consumo de antioxidantes é fundamental para garantir sua fi xação, otimizar seu desempenho, e evitar o desgaste de células e articulações.
O colágeno tipo II é indicado para humanos e animais nos casos abaixo, acompanhados de dor e inflamação articular:
- Artrose e Osteoartrose;
- Artrite e Osteoartrite;
- Artrite reumatoide;
- Poliartrite reumatóide juvenile;
- Lesão articular;
- Lesão da cartilagem.
Perguntas e Respostas
O que é Colágeno tipo II ?
É um colágeno obtido da perna do frango, que tem ação imunomoduladora, usada no tratamento das articulações. Tem a capacidade de desacelerar a degradação da cartilagem e reduz o processo inflamatório, o que alivia as dores e melhora significamente o movimento articular.
O colágeno tipo 2 é o que relamente faz efeito no tratamento das articulações. Dentre estes o UC-2® é considerado o melhor.
Qual o melhor horário para tomar o colágeno tipo 2?
Para o colágeno tipo 2 ser melhor absorvido, é recomendado tomar longe das refeições, Pelo menos 2 horas depois de uma refeição.