Micose de Pele
Também conhecida como Pitiríase versicolor, é uma infeção muito comum. Geralmente se percebe ela após ficar um tempo exposto ao sol, pois a pele afetada pelo fungo fica “branca”, enquanto a pele normal fica mais bronzeada. Isto acontece pois o fungo impede a pele de produzir melanina. Por isso a Micose de pele também é conhecida comoPano branco, Micose de Praia ou mesmo Micose de Piscina.
Para o tratamento da micose de pele, usa-se creme tópicos como cetoconazol, miconazol e alguns casos comprimidos de Itraconazol.
Micose de unha
A micose de unha, ou micose na unha é conhecida como onicomicose. É uma infecção que deforma a unha, deixando-a fraca, deformada e espessa, com aparência de unha oca e esfarelada. Se não tratada, pode afetar a base da unha, todo o dedo e as unhas dos outros dedos.
Para o tratamento deste tipo de micose usa-se os esmaltes de Fluconazol + Terbinafina ou o esmalte de Ciclopirox Olamina, nas unhas afetadas.
Em alguns casos de fungos de maior resistência usa-se um antifúngico de uso oral, como o terbinafina 250mg, para acelerar a eliminação do fungo causador da micose.
Micose no couro Cabeludo
Também conhecida com Tinea Capitis. É uma infecção fúngica que afeta o couro cabeludo, causando queda capilar, descamação da pele e dermatite.
Para o tratar este tipo de micose usa-se o shampoo de Cetoconazol 2%. Passar o shampoo em todo couro cabeludo, ensaboar e deixar agir por 5 a 10 minutos.
Pé de atleta
Também conhecida com frieira é uma infecção fúngica que causa lesões entre os dedos e as solas dos pés, causando dor e desconforto.
Para o tratar o pé de atleta, usa-se pomadas de antifúngicos. Os mais comuns são, pomada de cetoconazol, miconazol, terbinafina. Sendo na forma de pomada, pois ela fixa por mais tempo na pele. Em casos mais severos usa-se a terbinafina ou mesmo o itraconazol oral.