Dutasterida tem o nome químico de: (5 alpha,17 betas) -n- {2,5-bis (trifl uoromethyl) phe-nyl} -3- oxo-4- azaandrost-l-ene-17-carboxamide.
Classe: Inibidor duplo de inibidores da 5-αlfa redutase tipo 1 e 2 - responsáveis pela conversão de testosterona para 5a-diidrotestosterona (DHT) - principal androgênio responsável pela hiperplasia do tecido prostático glandular.
Dutasterida é utilizada no tratamento de homens que apresentam um aumento no número de células sem malignidade da próstata, conhecido como HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) que é caracterizada, principalmente, pelo cresci- mento do volume da próstata, ocasionado pela produção excessiva de dihidro-testosterona (hormônio).
Sua principal substância ativa é a dutasterida, denominada uma substância inibidora da 5-αlfa redutase, atuando diretamente na causa da patogênese. A diferença no tratamento com a dutasterida - a substância atua diretamente nas células atingidas, impedindo sua proliferação.
O crescimento da próstata pode levar a distúrbios urinários, tais como difi culdade na passagem da urina e necessidade mais frequente de esvaziar a bexiga. Pode também determinar um fl uxo urinário mais lento e menos forte.
Sem o tratamento adequado, o paciente corre o risco do bloqueio completo da urina, o que leva a um quadro de retenção urinária aguda, situação está que requer intervenção médica imediata. E, em algumas situações, a cirurgia para remover ou reduzir o volume da próstata é indispensável.
Dutasterida reduz a produção de dihidrotestosterona levando à diminuição do volume da próstata e à redução dos sintomas, evitando o risco de retenção urinária aguda e de intervenção cirúrgica.
Finalidade terapêutica:
• Trata e previne a progressão da hiperplasia prostática benigna;
• Alivia os sintomas;
• Reduz volume da próstata;
• Melhora fl uxo urinário;
• Reduz risco de retenção urinária aguda e necessidade de cirurgia relaciona-
da à HPB.
Estudos clínicos:
Dutasterida reduz o risco de cancro da próstata em 23% Dutasterida reduziu significativamente o risco de cancro da próstata, durante um período de 4 anos, em comparação com placebo, em homens com um risco acrescido de desenvolverem a doença.
O estudo aleatório envolveu 8121 homens, com idades entre os 50 e os 75 anos, com níveis elevados do antigénio específi co da próstata (PSA). Após 4 anos de tratamento diário, os resultados demonstraram que, nos pacientes a tomar dutasterida, o risco de desenvolver cancro da próstata foi reduzido em 23%.
No total, foram registrados 1516 cancros durante o decurso do ensaio, sendo que 659 ocorreram em homens a tomar dutasterida e 857 no grupo do placebo.
Este fármaco é utilizado no tratamento de homens com um aumento do volume da próstata (hiperplasia benigna da próstata) – crescimento, não canceroso, da próstata, causado por excessiva produção da hormona dihidrotestosterona.
Modo de Usar
Homens adultos, incluindo idosos: 0,5 mg via oral / 1 x dia. Tratamento a longo prazo, nos estudos pelo menos por 6 meses
** Ou conforme orientações de um profissional.
Validade: 6 Meses
Contraindicações:
Em mulheres, grávidas (pode inibir o desenvolvimento dos órgãos genitais externos em feto do sexo masculino), lactantes, crianças, pacientes com hipersensibilidade conhecida a dutasterida e outros inibidores de 5-alfa redutase, pacientes com hipersensibilidade hepática.
- Como com todos os inibidores da 5-alfa redutase, se a sua parceira estiver ou possa estar grávida, recomenda-se que a exposição ao sêmen seja evitada pela utilização de preservativo;
- Homens tratados com dutasterida não devem doar sangue pelo menos 6 meses após sua última posologia – uma forma de prevenir que mulheres grávidas recebam dutasterida através de transfusão de sangue
Reações adversas:
Impotência, diminuição da libido, distúrbios da ejaculação e ginecomastia,foram os eventos relatados com mais frequência nos estudos clínicos.
Interações medicamentosas:
Alguns medicamentos podem atrasar a eliminação da dutasterida: verapamil, diltiazem, inibidores potentes da enzima CYP3A4 (ritonavir, indinavir, nefazodona, itraconazol, cetoconazol. Não interage com a varfarina ou digoxina. Não foi observada interação entre a dutasterida e a tansulosina ou terazosina.
Observação ao manipular:
A dutasterida é absorvida através da pele, portanto, mulheres e crianças evitar o contato.
Advertências:
- Se os sintomas persistirem, o medico ou profissional competente deverá ser consultado;
- Evite a automedicação! O uso incorreto pode levar ao agravamento de doenças, à intoxicação, ao aparecimento de reações adversas graves e à resistência a medicamentos;
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Enviar receita para e-mail: [email protected]
- As imagens em nosso site são meramente ilustrativas,
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico, farmacopeias, estudos científicos e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela ANVISA.
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
- Não utilize o medicamento com o prazo de validade vencido.
- Manter o medicamento em temperatura ambiente (15 a 30ºC), em local seco e sem luz solar.
- Manter o medicamento fora do alcance das crianças.
- Siga corretamente o modo de usar para não haver possíveis complicações.
- Mesmo não havendo contra-indicações por faixa etária, não recomenda-se o uso do suplemento por crianças.
- Mulheres grávidas ou amamentando não deve ingerir o suplemento sem a consulta com um especialista.
Compartilhe: